O Jogo: Argentina × Inglaterra · 1986

R$ 85,00
R$ 65,00
. Comprar  

O último herói de calções

“Como se resgata um dia do qual já se passaram 10 mil dias, um dia que teve um único ator principal? Sem Maradona, sem seu papel avassaladoramente protagonista, não recordaríamos aquele domingo. Esta é a crônica daquela partida, protagonizada por um só jogador, mas também a crônica de uma tese coletiva: por sua própria conta, de maneira solitária e sem uma trama esportiva e social que o rodeasse — se houvesse sido tenista, se houvesse sido apátrida —, Maradona não teria construído sua lenda nesse jogo contra a Inglaterra. Esta é também a crônica dos coadjuvantes que confluíram para edificar a mitologia dessa partida. Os personagens complementares do 22 de junho de 1986, a letra miúda da epopeia, os coroinhas da missa maradoniana, configuram um longo e heterodoxo inventário formado por seus companheiros, pelos que o massagearam, pelos que lhe confeccionaram a camisa, pelo relato de Víctor Hugo Morales, por um trio arbitral desconhecido, pela lealdade dos jogadores ingleses, pela lembrança dos soldados que haviam combatido na Guerra das Malvinas. De tudo isso, de todos eles, se nutriu o último herói de calções: ele os fez seus e nos fez seu.”

O trecho acima é um dos que melhor sintetiza a essência do livro O Jogo: Argentina x Inglaterra · 1986, de Andrés Burgo. Lançado originalmente em 2016, a obra tem agora a sua versão brasileira, traduzida e editada com todo o esmero pela Dolores.

Não se engane pela data, hem. Numa época já com imagens televisivas (a cores, inclusive!), de mais registros do que de Copas do Mundo anteriores, ainda há, sim, muito o que se contar.

O autor argentino prova isso ao buscar jogadores campeões daquela Copa, para confirmar histórias; ouvindo personagens secundários, até então pouco sondados, com acréscimos e, acredite, trazendo novidades ou furos nos episódios.

Burgo compõem um quadro preciso de cada momento: do antes, do durante e do depois do jogo. Literalmente, como você verá, caminha minuto a minuto na linha cronológica do calor do dia e, ao mesmo tempo, ampara resgates de memórias e consequências definitivas, as repercussões das cenas que reverberam até hoje.

O jogo que eternizou Maradona, responsável pelos dois gols do triunfo — um com la mano de Dios e o outro “apenas” o gol do século — sobre a “entalada” Inglaterra (vitoriosa na Guerra das Malvinas), e pavimentou o caminho ao segundo título mundial da Argentina merecia mesmo um livro dedicado ao camisa 10 e aos que acompanharam aquele momento mágico.

Andrés sabia disso e colocou a mão na massa de forma brilhante. A Dolores cumpre agora sua parte em 25 de novembro de 2022 e, em homenagem a Dios, que nos deixou nessa data há exatos dois anos, lança O Jogo para todos os que somos seus devotos.

Prazo de envio

O nosso prazo de postagem é de até cinco dias úteis. Confirmado o pagamento do pedido (livro, revista, arte gráfica; qualquer item ou quantidade), iniciamos a contagem como primeiro dia útil o dia seguinte; e, consequentemente, considera-se como último dia útil para postagem o quinto dia útil desta sequência.

Vale ainda esclarecer que:

  1. O termo "postagem" trata-se do momento em que depositamos o pedido nos Correios. No mesmo dia desta postagem, atualizamos o status (de "pedido em andamento pago" para "pedido enviado") e um e-mail é enviado automaticamente, disponibilizando o código de rastreamento para acompanhar o trajeto da compra;
  2. Por "dia útil" entendem-se todos os dias da semana, exceto feriados (decretado nacionalmente, em território paulista ou na cidade de Santos). Sábados e domingos nunca serão considerados dias úteis;
  3. Produtos em pré-venda ou condições diversas, talvez até intituladas de outra maneira e que, por isso, terão prazo de postagem maior, para além desses cinco dia úteis, levarão esse aviso na página do produto;
  4. Períodos de recesso de qualquer ordem, da mesma maneira, anunciados pelos canais de comunicação com os/as clientes, suspendem temporariamente o prazo de postagem de cinco dias úteis;
  5. Apesar de um prazo maior do que o praticado por gigantes, respeitamos nosso compromisso. mantemos contato por e-mail e estamos à disposição para tirar dúvidasdoloreseditora@gmail.com ;-)

Ficha técnica

Título original El Partido
Autor Andrés Burgo
Tradução Rosemeire Andrade de O. R. Caravalho
Prefácio Bruno Rodrigues
Edição Raul Andreucci
Preparação Fábio Fujita
Revisão Leandro Marçal e Matias Pinto
Ilustrações da capa André Bonani
Projeto gráfico e diagramação Macaio Poetônio e Marcela Miyuki
Formato 14 × 21 cm
Páginas 304
Ano 2022
ISBN 978·65·992719·5·3

Outros golaços